quarta-feira, 26 de março de 2014

Don´t give up!

Passa a época de fim de ano, passa o carnaval, passa o verão e o corpo vai entrando no modo stand by e acompanha o famoso término do projeto verão sarado! Nesse momento temos que pensar que a corrida e a boa alimentação não são exigíveis em determinadas épocas do ano, mas são frutos de um estilo de vida conquistado com muito esforço voltado para a saúde!





Com o fim do verão vem o friozinho e com  friozinho aquela onda de desânimo. Os parques ficam mais vazios e o tênis fica encostado no armário. Vale lembrar que o nosso organismo gasta mais calorias no frio para se manter aquecido (em torno de 37º C), porém consome mais calorias o que pode significar a ruína para nós atletas amadores. Uma vez lendo uma reportagem sobre a volta ciclística da França um competidor mencionou que nas descidas o atleta não deve deixar de pedalar para recuperar o fôlego e sim pedalar constantemente a uma frequência cardíaca menor para que o corpo se recupere. Comparativamente não devemos desistir dos treinos pela mudança climática muito menos desandar a nossa alimentação com a desculpa de "ah está friozinho hoje eu posso". Vale ressaltar a importância dos posts da Camila. Não devemos abrir mão 100% do que gostamos de comer mesmo porque a alimentação é um prazer das pessoas, mas isso deve ser feito de maneira adequada e balanceada, assim como os treinamentos.

Aproveitando gostaria de compartilhar minha experiência da corrida Circuito das Estações - Adidas realizada no dia 29/03. O percurso foi realizado no Pacaembu próximo à praça Charles Miller. É um percurso bem interessante e bastante urbano. Confesso que o evento estava superlotado o que comprometeu a corrida em contrapartida o ânimo dos participantes logo às 7 da manhã de um domingo foi contagiante. Pelo sucesso do circuito das estações e pela quantidade de pessoas o evento se torna um atrativo enorme para novos corredores e seus familiares que desejam startar um projeto corrida. Para finalizar coloco umas fotos desse evento.

Foto belíssima com atletas de várias idades

Yo!

Sprint!

Abs e até a próxima!
Bruno Duch

quinta-feira, 20 de março de 2014

AMIGOS DO CORAÇÃO


Vários são os fatores que podem colaborar com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como exemplo a idade, tabagismo, sódio, sedentarismo, predisposição genética, entre outros. Porém a alimentação tem papel importante na prevenção e combate deste mal que mata mais de 30% dos brasileiros.

Os alimentos que fazem bem ao coração são aqueles ricos em fibras, substâncias antioxidantes e gorduras monoinsaturadas ou poli-insaturadas.

 Fibras: controlam os níveis de açúcar no sangue, diminui a absorção de gordura pelo organismo e ainda ajudam o funcionamento do intestino.

Antioxidantes: substâncias que inibem a ação dos radicais livres que prejudicam a saúde do organismo inclusive a saúde cardíaca.

Gorduras monoinsaturadas ou poliinsaturadas: Ajudam a reduzir o colesterol ruim, os triglicérides e a pressão arterial.

//
Conheçam alguns alimentos que ajudam o coração...

PEIXES: sardinha, salmão, atum, anchova, truta, arenque e cavala, são ricos em ômega 3, uma gordura saudável, que ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL).
 TOMATE: rico em licopeno (substância que da a cor avermelhada) também presente na melancia, pimentão, beterraba, é um grande aliado na prevenção de doenças cardiovasculares devido sua ação antioxidante. Preferir o molho de tomate pois a concentração de licopeno é maior.

AVEIA: fonte de ômega 3, fibras, potássio e folato que podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim na corrente sanguínea. Além de provocar uma sensação de saciedade maior.

ABACATE: fonte de gordura monoinsaturada, pode ajudar diminuir os níveis do mau colesterol (LDL), aumentando simultaneamente a quantidade do bom colesterol (HDL).Por outro lado tome muito cuidado pois ele é bastante calórico.

AZEITE DE OLIVA: possui gordura monoinsaturada, a mais saudável de todas, além de ser fonte de vitamina E, minerais e compostos antioxidantes como os polifenóis que atuam contra o câncer. Prefira o extravirgem que é o mais puro e garante todos os nutrientes.

LINHAÇA: rica em fibras, ômega 3 e ômega 6. Combate o mau colesterol, aumentando o bom, além de melhorar a memoria e a concentração.

CASTANHAS: castanha, amêndoas, nozes, avelãs, macadâmias e amendoim, são ricos em gorduras poli-insaturadas, porem possuem alto valor calórico.

VINHO TINTO E SUCO DE UVA NATURAL: ricos em resveratrol, substância com efeito antioxidante que previne o envelhecimento das células, além de combater o colesterol.

ALHO: pesquisas indicam que ele pode auxiliar na prevenção das doenças cardiovasculares, pois pode reduzir a pressão arterial e o colesterol ruim.

FEIJÃO, LENTILHA, SOJA, GRÃO DE BICO: ricos em fibras, proteínas, vitaminas e antioxidantes. Os grãos fazem bem ao coração, pois além de ajudar a manter os bons níveis de colesterol, ele colabora para diminuir a absorção do açúcar.

CHOCOLATE: prefira os escuros, em especial o amargo, rico em flavonoides e ácido gálico, antioxidantes que ajudam a proteger os vasos sanguíneos e promover a saúde do coração.

Bom, ai estão mais algumas dicas de alimentação para você cuidar da saúde do seu coração...

Até

Camila Zambom