sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Tá, você corre. Mas o que você come?

Olá, meu nome á Camila, sou nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo desde 2006... mas, porque escolhi a nutrição??

Bem, desde pequena já adorava cozinhar com minha mãe e minha avó e esse gosto por cozinhar e modificar um alimento só aumentou com o passar do tempo, por isso resolvi seguir essa carreira.  
Já pararam para pensar que sempre que realizamos reuniões com amigos ou familiares, a comida sempre esta presente, seja num almoço, num jantar ou em um simples lanche da tarde? Aquela expressão: “Você é o que você come” de fato tem muito significado, pois a comida nos dá prazer. Se nos da prazer, felicidade e alegria por que não aliar tudo isso a uma dieta equilibrada, nutritiva , mas também gostosa?

Alimentar-se não é apenas uma maneira de matar a fome. Um cardápio balanceado nos fornece energia e ingredientes necessários para o funcionamento de todos os nossos órgãos e nos proporciona energia para simples ações do dia a dia como andar e trabalhar. Uma alimentação saudável é, sem duvida, uma das principais ferramentas para afastar doenças e garantir disposição e bom humor.

Pretendo passar para vocês curiosidades que sempre aparecem no dia a dia, assuntos e dúvidas recorrentes para a maioria das pessoas e dar sugestões saudáveis para quem quer se alimentar de forma equilibrada fornecendo informações úteis e subsídios para quem quer alia-la as atividades físicas. A alimentação também tem um papel fundamental para este fim, pois é ela quem prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários, tanto para a queima de gordura quanto para o ganho de massa muscular.





Para dar um ponto de partida lá vão dez dicas básicas que devem ser adotadas habitualmente:

1.      Respeite o horário das refeições, não fique muito tempo sem se alimentar. O ideal é fazer de 4 a 6 refeições diárias, em pequenas quantidades, alimentando–se de três em três horas;

2.      Aumente o consumo de alimentos ricos em fibras, como verduras e legumes, na forma de saladas e refogados;

3.      Inclua na alimentação, 1 colher de sopa, pelo menos 3 vezes por semana de aveia, linhaça, granola (sem açúcar), cereais, grãos integrais, etc.;

4.      Beba de 1,5 a 2,0 litros de água por dia (+/ - 8 copos);

5.      Inclua as leguminosas na alimentação: feijão, soja, lentilha, ervilha, grão de bico;

6.      Coma devagar, mastigando bem os alimentos. Não se alimente na frente da TV;

7.      Evite frituras e alimentos gordurosos. Preferir preparações grelhadas, assadas, cozidas, refogadas com o mínimo possível de óleo;

8.      Pratique exercícios físicos regularmente: pelo menos 3 – 4 vezes por semana;

9.      Todas as frutas são permitidas. Se possível, consumi-las com a casca e o bagaço, devido às fibras presentes. Sempre lembrando na qualidade e não na quantidade!

10.  Substitua os alimentos à base de farinha branca pelos integrais (ex: pães, massas, torradas...).

Confesso que não sou adepta a dietas, contagem de pontos, privações, etc. Acredito que temos que comer de tudo, mas saber quando e o que comer. Muitos começam dietas, mas não terminam porque já vem na cabeça a palavra ”NÃO”, não pode isso, não pode aquilo... Ou seja, uma dieta cheia de vontades e proibições... Mas nutrição não é apenas fazer dietas, se privando das coisas boas que gostamos, mas sim se alimentar bem, comendo de tudo, mas saudavelmente. Enfim, comer direito é fazer escolhas certas.

Até breve,


Camila Zambom




2 comentários:

  1. Só para deixar registrado, o texto é da Camila! Eu só postei.

    Parabéns Cá! Muito bom! Adorei estas dicas de alimentação, quero ver todo mundo seguindo-as a risca hein!??!!?

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Cá! Bem vinda ao time rs!Comentários super pertinentes. Vou tentar seguir as dicas direitinho. Lembrando que a mudança alimentar no começo é complicada, mas que traz benefícios importantes para o organismo. Sempre no começo é difícil, vira hábito e você não consegue largar mais.

    Parábens!

    ResponderExcluir