terça-feira, 22 de julho de 2014

CAFÉ DA MANHÃ !?


Você sabia que o café da manhã é uma das principais refeições?

 Para aqueles que pulam o café da manhã  porque simplesmente não tem tempo, por falta de apetite ou por  acreditarem  que assim  estarão auxiliando na perda de peso. CUIDADO!!!

 Por ser a primeira refeição do dia, o café da manhã fornece energia para os músculos e o cérebro depois do longo tempo em que permaneceu em jejum além de preparar o corpo parar realizar as atividades ao longo do dia.

 
Quando dormimos, o organismo não para de funcionar, ele fica mais relaxado e o metabolismo cai, funcionando em um ritmo mais devagar, mas mantendo as funções básicas como a respiração, circulação e funcionamento cardíaco. Por isso, ao acordar, é necessário repor essas energias gastas e recarregar a bateria para as atividades a serem realizadas ao longo do dia. Portanto quanto mais tempo levamos para realizar a 1º refeição do dia, mais tempo levará para o metabolismo começar a funcionar normalmente.

 Além disso, tomar café da manhã ajuda na queima de gordura, reduz o apetite (principalmente a vontade de comer guloseimas ao longo do dia), melhora o funcionamento cerebral, ou seja, ajuda na concentração, mantendo-o focado no trabalho, estudos e atividades cotidianas.

 
Benefícios do café da manhã:

- Principal refeição do dia
- Fornece energia para gastarmos ao longo do dia
- Evita a perda de massa muscular

- Ativa o metabolismo

- Evita os exageros na hora do almoço
- Evita o depósito de gordura localizada

- Dá força para praticarmos exercícios físicos

- Ajuda a não sentir tanta fome entre as principais refeições
- Ajuda em atividades intelectuais



Mas o que deve conter no café da manhã para ele ser saudável?

FRUTAS: Possui substâncias protetoras. São ricas em vitaminas, minerais, fibras e água. Bem vindas desde o café da manhã até o final do dia. Pode – se consumir inteiras ou em forma de suco.

LEITE e seus DERIVADOS: Rico em cálcio garante a saúde dos ossos. Apresentam também proteínas de alto valor biológico. Prefira as versões com baixa quantidade de gordura. Dentre os leites, prefira os desnatados ou semi desnatados. Igual para os iogurtes, porem temos a opção daqueles acrescidos de fibras que ajudam no funcionamento de intestino. Já entre os queijos, prefira os magros como ricota, queijo branco e cottage.

CEREAIS INTEGRAIS: Fornecedores de fibras ajudam no funcionamento intestinal, evitando a prisão de ventre. Além disso, são capazes de provocar a saciedade, evitando abusos nas próximas refeições. Ex: aveia, linhaça, quinoa, chia, centeio, granola...

PÃO: Boa fonte de carboidrato que resulta em energia, que o cérebro precisa principalmente nas primeiras horas do dia. Não se esqueça de dar preferência a pães, torradas, biscoitos na versão integral.


Sugestões:

Ø  1 xícara de café com leite (desnatado) + 1 fatia de bolo simples (sem cobertura e recheio) +  1 fruta

Ø  1 pote de iogurte natural desnatado + 1 fruta picada + 1 colher de sopa de aveia

Ø  Vitamina com 1 copo de leite desnatado + 1 fruta picada + 1 colher sopa de linhaça

Ø  1 copo de suco de fruta + 1 fatia de pão integral + 1 fatia de queijo branco light

Ø  1 xicara de café com leite (desnatado) + 2 fatias de torrada integral + 1 fruta picada com 1 colher de sopa de granola

 

E ai? Topa começar bem o dia?

Camila Zambom

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário