sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Tá, você corre. Mas o que você come?

Olá, meu nome á Camila, sou nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo desde 2006... mas, porque escolhi a nutrição??

Bem, desde pequena já adorava cozinhar com minha mãe e minha avó e esse gosto por cozinhar e modificar um alimento só aumentou com o passar do tempo, por isso resolvi seguir essa carreira.  
Já pararam para pensar que sempre que realizamos reuniões com amigos ou familiares, a comida sempre esta presente, seja num almoço, num jantar ou em um simples lanche da tarde? Aquela expressão: “Você é o que você come” de fato tem muito significado, pois a comida nos dá prazer. Se nos da prazer, felicidade e alegria por que não aliar tudo isso a uma dieta equilibrada, nutritiva , mas também gostosa?

Alimentar-se não é apenas uma maneira de matar a fome. Um cardápio balanceado nos fornece energia e ingredientes necessários para o funcionamento de todos os nossos órgãos e nos proporciona energia para simples ações do dia a dia como andar e trabalhar. Uma alimentação saudável é, sem duvida, uma das principais ferramentas para afastar doenças e garantir disposição e bom humor.

Pretendo passar para vocês curiosidades que sempre aparecem no dia a dia, assuntos e dúvidas recorrentes para a maioria das pessoas e dar sugestões saudáveis para quem quer se alimentar de forma equilibrada fornecendo informações úteis e subsídios para quem quer alia-la as atividades físicas. A alimentação também tem um papel fundamental para este fim, pois é ela quem prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários, tanto para a queima de gordura quanto para o ganho de massa muscular.





Para dar um ponto de partida lá vão dez dicas básicas que devem ser adotadas habitualmente:

1.      Respeite o horário das refeições, não fique muito tempo sem se alimentar. O ideal é fazer de 4 a 6 refeições diárias, em pequenas quantidades, alimentando–se de três em três horas;

2.      Aumente o consumo de alimentos ricos em fibras, como verduras e legumes, na forma de saladas e refogados;

3.      Inclua na alimentação, 1 colher de sopa, pelo menos 3 vezes por semana de aveia, linhaça, granola (sem açúcar), cereais, grãos integrais, etc.;

4.      Beba de 1,5 a 2,0 litros de água por dia (+/ - 8 copos);

5.      Inclua as leguminosas na alimentação: feijão, soja, lentilha, ervilha, grão de bico;

6.      Coma devagar, mastigando bem os alimentos. Não se alimente na frente da TV;

7.      Evite frituras e alimentos gordurosos. Preferir preparações grelhadas, assadas, cozidas, refogadas com o mínimo possível de óleo;

8.      Pratique exercícios físicos regularmente: pelo menos 3 – 4 vezes por semana;

9.      Todas as frutas são permitidas. Se possível, consumi-las com a casca e o bagaço, devido às fibras presentes. Sempre lembrando na qualidade e não na quantidade!

10.  Substitua os alimentos à base de farinha branca pelos integrais (ex: pães, massas, torradas...).

Confesso que não sou adepta a dietas, contagem de pontos, privações, etc. Acredito que temos que comer de tudo, mas saber quando e o que comer. Muitos começam dietas, mas não terminam porque já vem na cabeça a palavra ”NÃO”, não pode isso, não pode aquilo... Ou seja, uma dieta cheia de vontades e proibições... Mas nutrição não é apenas fazer dietas, se privando das coisas boas que gostamos, mas sim se alimentar bem, comendo de tudo, mas saudavelmente. Enfim, comer direito é fazer escolhas certas.

Até breve,


Camila Zambom




terça-feira, 13 de agosto de 2013

ZONA DE CONFORTO

Há pouco tempo atrás eu estava conversando com um grande amigo. Eu e ele fazemos parte de um grupo voluntário de contadores de histórias, visitamos hospitais para tentar levar uma palavra de conforto, motivação ou alegria para as pessoas em situações mais difíceis do que a nossa. Nesta conversa, ele me perguntou se eu não ficava revoltado em imaginar que existem tantas pessoas que não se preocupam com o próximo, não fazem nada para tentar ajudar quem mais precisa, e não se incomodam com isso, vivem sem este tipo de preocupação.
Pensando sobre isto, eu e ele chegamos a uma conclusão. Nossas vidas vão sempre se ajustando para a famosa zona de conforto, onde criamos rotinas e pensamentos congelados, de modo a não aceitarmos as mudanças e desafios externos. Fazendo analogia, eu nunca tive preocupação com a saúde, nunca me preocupei em correr ou praticar algum exercício que valorize meu bem estar físico, então como eu poderia julgar alguém que não pratica trabalhos voluntários? Eu não tenho este direito, pois eu também faço parte de uma zona de conforto, mas eu tenho o dever de pelo menos tentar servir de exemplo para atrair cada vez mais pessoas para o bem.
Tudo o que buscamos de diferente em nossas vidas, buscamos devido a dois fatores: DOR ou AMOR. Quais motivos nos fazem sair de nossa zona de conforto? Podemos pensar em uma pessoa que perdeu um ente querido e buscou consolo numa religião, isso foi pela DOR. Ou então alguém que sempre teve vontade de ajudar os outros e resolveu ir atrás de trabalhos voluntários, isso foi pelo AMOR. Ou então alguém que está acima do peso ou com cansaço demasiado durante a semana e resolveu começar a correr, isso foi pela DOR. Da mesma maneira, podemos ver diversas pessoas que tem paixão por exercícios e se dedicam a isto desde crianças, isto é pelo AMOR.
Sabem qual é o maior segredo para vencermos a Zona de Conforto?
Assistam ao filme "Sim Senhor" (Jim Carey). Entendam que isto é apenas um filme, mas tentem absorver a idéia da história. Tentem dizer "sim" para grande parte das ofertas que te fazem, logicamente avaliem as condições, as recompensas, e se joguem de cabeça. Pode ser que uma quebra de rotina não lhe traga recompensas satisfatórias e você desista depois de um tempo, tudo bem. Mas pode ser também que você descubra uma grande paixão mesmo depois de adulto. Estou tentando praticar esta filosofia há um tempo e confesso que tem me trazido muitas satisfações.
Este ano terminei minha pós graduação, trabalho mais de 09 horas por dia, pego trem e metrô todo dia, realizo trabalhos voluntários de 5 a 6 horas semanais, faço aula de 2 tipos de dança em 2 dias da semana, voltei a fazer aulas de inglês. E agora vocês me convidaram a participar de uma prova de 5km.
Ok, SIM SENHOR! Estou conseguindo iniciar os treinos de corrida, e espero que em breve esta nova rotina de treinos se consolide e se torne uma necessidade indispensável na minha vida.
E você? Não tem tempo?

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

O início!

Confesso que no início é sempre complicado. Mas o que não é? Sempre ao nos deparar com coisas inusitadas ou que temos pouco conhecimento as coisas parecem difíceis. Esse é o maior desafio. Quando comecei a correr ficava muito triste. Dava uma duas voltas no parque (cada volta com 600m) e o fôlego parecia não compartilhar da minha vontade. Um mês correndo assim desanima qualquer um. Dá um sentimento de impotência que nos faz pensar sempre em desistir, mas com toda força de vontade do mundo e ciente de que tudo na vida vem de uma fase de aprendizagem decidi continuar. Em um mês de treinos fiz meus primeiros 5km sem andar (parece pouco, mas todos os obstáculos transpassados geram ânimo o suficiente para evoluir). Fui assim até completar meus primeiros 10k. Eita momento feliz! Certo que foi em quase uma hora e vinte, mas novamente a sensação de conquista e orgulho mantendo sempre o foco nas corridas. Quantas pessoas deixariam de ir em um bar/balada para fazer um cooper noturno naquele dia de frio? Isso se torna um estilo de vida. Deixa de parecer um esforço e vira necessidade. Recentemente fiz minha prova mais longa 21km - Meia de sampa. Confesso que não havia treinado e tinha dúvidas do meu desempenho. O resultado foi o mais gratificante possível. Finalizei a prova em 2:00:42. Como falei no início cada etapa nos dá ânimo, cada conquista nos dá força. Não desista no começo, as fases mais difíceis são, porém, as mais gratificantes. Não tem fôlego no começo, cansa rápido, as pernas doem? Isso acontece com todos! Cabe a você superar esses limites e se superar cada dia mais em prol de uma vida saudável e benéfica que o mundo da corrida nos oferece! Espero ter contribuido um pouco com meu testemunho e encontrar vocês nas próximas corridas.



Keep on calm and run!

Bruno Duduch Costa

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Início do Blog - Night Run Special Edition 2013

O começo é sempre o mais difícil pois há muitas coisas novas e diferentes que você precisa lidar. Situações inusitadas aparecem no meio do caminho e "testes" surgem a toda hora, testes estes que o fazem ter de sair de sua zona de conforto para encontrar as novas respostas.

É assim com o "iniciar a vida de corrida" e é assim com o "iniciar a vida de blogueiro". Unificar os dois itens torna-se ainda mais desafiador pois parte-se do princípio que você desenvolve metas pessoais na corrida (tempo, distância, quantidade de provas, de treinos, etc...) e no blog (postar toda semana, falar de diferentes questões ligadas ao assunto em pauta, etc).

E o que é pior: dar a cara a tapa às pessoas que não concordam com este novo estilo de vida, que criticam o quanto você gasta com equipamentos e com as inscrições de provas, que acham absurdo seus horários de treino e suas metas.

Mas há o lado bom também. As pessoas que o incentivam e vibram com você e com suas conquistas. Mesmo que seja uma meta simples (caminhar uma vez por semana por 15 minutos) há inúmeras pessoas que o apoiam e curtem pacas esta sua nova iniciativa. E a maior realização (pelo menos para mim) é quando você consegue motivar outras pessoas a seguirem o estilo de vida que você acredita, seja por palavras, seja por contar experiências, seja por você ter atingido uma meta que parecia inatingível (muitas vezes outras pessoas olham aquilo que você alcançou e pensam: "Nossa, se ele conseguiu correr 21K, eu consigo correr 3K).

Este é o início do Blog (as corridas tiveram início há tempos), e o intuito dele será dividir informações, dicas, sugestões.... enfim, qualquer questão ligada à este mundo de corrida. Um grupo de amigos foi se juntando com este objetivo em comum: o de dividir experiências.

Seja muito bem vindo! Fique à vontade!

Para largar com o pé direito, segue um breve relato da corrida feita no fim de semana passado.

NIGHT RUN SPECIAL EDITION
Data: 03/08/2013
Horário da Largada: 20:00hs
Local: Cidade Universitária

Como sempre, a Night Run é um show a parte. Uma corrida balada ou uma balada corrida?? Ainda não conseguimos esclarecer cruel dúvida. Nos resta então participar do aquecimento mega animado e se preparar para a corrida.


Antes das provas o ritual é o mesmo: Deixar as tranqueiras no guarda-volumes, colocar chip no tênis, dar aquela passadinha no banheiro para esvaziar o tanque e deixar o Playlist no ponto.





Durante a prova alguns de nós são fotografados (normalmente eles conseguem pegar os mais bonitos):



E logo após, as medalhas garantindo a sensação de "mais um objetivo cumprido"!


Dependendo da organização da prova, o resultado sai na hora via sms e você consegue pegar informações mais detalhadas do seu desempenho:





Alecio Miari