domingo, 8 de junho de 2014

LINHAÇA


Cada vez mais a linhaça vem se destacando entre a população, devido os benefícios que ela gera a nossa saúde.

A linhaça é a semente do linho (Linum usitatissimum ). Ela é considerada um alimento funcional por trazer benefícios ao coração, intestino (deixando a pele mais bonita) e previne alguns tipos de câncer. Também é muito utilizada no emagrecimento pois suas fibras atuam na liberação da glicose no sangue com consequência reduzindo o acumulo de gordura no corpo. Suas propriedades nutricionais básicas e preventivas a torna um poderoso antioxidante e anticancerígeno. Poderoso desintoxicante além de ser um cereal que não contem glúten.

A semente de linhaça é uma fonte rica em ômega 3, seu uso continuo proporciona uma melhor manutenção da saúde e qualidade de vida.

Principais componentes:

Excelente fonte de fibras (solúveis e insolúveis), quando digeridas, são capazes de diminuir a circulação de colesterol total e LDL (colesterol ruim). A lignina vegetal, fibra insolúvel, faz com que microrganismos intestinais sejam eliminados, permitindo o equilíbrio entre as bactérias intestinais. Além de dar mais volume as fezes melhorando a prisão de ventre.
Na casca encontramos minerais, proteínas e vitaminas. A vitamina E ajuda no funcionamento celular, combatendo o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.

Rica em ácidos graxos essenciais - ômega 3 e ômega 6 – que são gorduras boas ao nosso coração, também ajudam no combate ao LDL, problemas cardiovasculares e obstrução das artérias. A linhaça tem poder antioxidante, pois seus ácidos graxos combatem os radicais livres causadores de varias doenças.

São também consideradas fitoestrógenos, por possuir isoflavona e fitoesteróide que imitam o hormônio feminino (responsáveis pela proteção do câncer de mama e a saúde dos ossos das mulheres).

Em resumo:
       ·        Fortalece o sistema imunológico

·        Diminui os sintomas da menopausa

·        Auxilia na redução de peso

·        Reduz o colesterol

·        Facilita o funcionamento intestinal

·        Ajuda a controlar o diabetes

·        Evita processos inflamatórios

 Existem dois tipos de linhaça: a marrom e a dourada. A diferença entre elas esta na forma de ser cultivadas, mas no ponto de vista nutricional ambas são iguais.

 Como consumir:

GRÃO: Não é digerido no intestino, formando uma barreira para os nutrientes, portanto é necessário mastigar. Outra opção é triturar antes de consumir, mas sua validade é curta e seus nutrientes essenciais se perdem com o tempo. Pode ser batido com sucos, vitaminas e iogurtes.

FARINHA: Por estar já triturada garante uma melhor absorção de todos os nutrientes, preservando suas fibras. Pode ser adicionada nas sopas, cremes, saladas, frutas, iogurtes ate mesmo por cima do sorvete.

ÓLEO: Por ser prensado a frio, se torna uma boa opção na utilização de preparações prontas como temperar a salada, porem esse óleo não pode ser aquecido, pois as altas temperaturas anulam suas propriedades. Nessa versão não encontramos as fibras.

SUPLEMENTOS: Receitadas por médicos, são menos efetivas do que a versão in natura, devido seu manipulamento em capsulas.

 Hoje em dia a linhaça pode ser encontrada em casas de produtos in natura e em alguns supermercados. Para os que nunca experimentaram, comece aos poucos incluindo a linhaça na sua dieta diária para uma aceitação melhor do seu paladar.

Ai esta mais uma dica para aqueles que buscam um melhor funcionamento do organismo e uma alimentação mais saudável.
 

Camila Zambom